Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ótico

óticoótico | adj.
ópticoóticoóptico | adj. | n. m.
-ótico-ótico | suf.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ó·ti·co ó·ti·co


(grego otikós, -ê, -ón)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo ou pertencente ao ouvido ou à orelha.

2. Diz-se do medicamento que se emprega contra doenças do ouvido.

Confrontar: óptico.

óp·ti·co |ót|ó·ti·co |ót|óp·ti·co |ópt|


(grego optikós, -ê, -ón)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo ao olho ou à visão. = OCULAR, VISUAL

2. Relativo à óptica ou à visão.

3. Que facilita a visão.

nome masculino

4. Pessoa versada em óptica. = OPTICISTA

5. Fabricante de instrumentos ópticos. = OCULISTA


Confrontar: ótico.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ótico.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: óptico.


• Grafia no Brasil: óptico.

• Grafia em Portugal: ótico.

-ótico -ótico


(-o[se] + -t- + -ico)
sufixo

Indica relação, normalmente com palavras terminadas em -ose (ex.: cianótico; pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança;;

Em VISEU, terra de Viriato.

- Os brinquedos óticos, inventados no século XIX, ainda hoje surpreendem e fascinam pelos seus curiosos efeitos de...

Em Ateliers de Férias de Verão 2010

A terceira câmara é uma câmara telefoto, que permite zoom ótico de 3X, um zoom total de até 12X e transições perfeitas entre as câmaras...

Em www.appsdoandroid.com

...(Detalhes), Maria Bernadete (Bernard Jóias), Sérgio e Selma Velanes (Drogarias Velanes), Sérgio Mendonça (Centro Ótico da Bahia), Tadeu Bonatto (Grelhados), e Família Fontes (Avatim)..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...ar e, finalmente, identificaram os navios de guerra" inimigos "com a ajuda de meios ótico -eletrônicos de direcionamento e os destruíram com a ajuda de aeronaves ar-solo..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/%C3%B3tico [consultado em 28-10-2021]