Significado de zonche-vo-la

    A forma zonche-vo-lapode ser [primeira pessoa e segunda pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de zoncharzonchar], [primeira pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente e do futuro do conjuntivo e do indicativo de zoncharzonchar] ou [terceira pessoa singular gerúndio e do imperativo de zoncharzonchar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    zoncharzonchar
    ( zon·char

    zon·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Bombear, quando se trata de bombas de mão movidas com zoncho.

    etimologiaOrigem:zoncho + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    zonchar | v. intr.

    Bombear, quando se trata de bombas de mão movidas com zoncho....


    zoncho | n. m.

    Alavanca que faz mover o êmbolo de uma bomba de mão....


    mangote | n. m.

    Parte da armadura que cobre cada um dos braços....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "zonche-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o plural de social-democrata?


      Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
      Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
      Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.