Significado de zizia-no-las

    A forma zizia-no-laspode ser [segunda pessoa singular do imperativo de ziziarziziar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ziziarziziar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ziziarziziar
    ( zi·zi·ar

    zi·zi·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Soltar (a cigarra) a sua voz. = FRETENIR

    etimologiaOrigem:etimologia onomatopaica.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    zizio | n. m.

    Ato ou efeito de ziziar....


    fretenir | v. intr.

    Soltar (a cigarra) a sua voz....


    ziziar | v. intr.

    Soltar (a cigarra) a sua voz....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "zizia-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Pretendo contribuir para esclarecer e "corrigir" ou saber a vossa opinião sobre
      o seguinte: Após uma breve discussão, onde insisti que não existiam surdos-mudos, uma colega decidiu verificar na vossa página do dicionário o significado, onde descrevem que se trata de alguém surdo e mudo em simultâneo. Clinicamente não há surdos-mudos. Há surdos e há mudos. Os surdos que não falam, é porque não conseguem verbalizar as palavras por não as conseguirem ouvir e não terem aprendido. Assim, gostava de ver corrigida a definição.