PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragateiro-de-pescoço-branco

A forma zaragateiro-de-pescoço-brancoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragateiro-de-pescoço-brancozaragateiro-de-pescoço-branco
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-bran·co

za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-bran·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Garrulax strepitans) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-BABETE

etimologiaOrigem etimológica:zaragateiro + de + pescoço + branco.
zaragateiro-de-pescoço-ruivozaragateiro-de-pescoço-ruivo
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-rui·vo

za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-rui·vo

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Pterorhinus ruficollis) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-PESCOÇO-RUIVO

etimologiaOrigem etimológica:zaragateiro + de + pescoço + ruivo.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).