PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragateiro-de-pescoço-branco

A forma zaragateiro-de-pescoço-brancoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragateiro-de-pescoço-brancozaragateiro-de-pescoço-branco
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-bran·co

za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-bran·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Garrulax strepitans) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-BABETE

etimologiaOrigem etimológica: zaragateiro + de + pescoço + branco.
zaragateiro-de-pescoço-ruivozaragateiro-de-pescoço-ruivo
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-rui·vo

za·ra·ga·tei·ro·-de·-pes·co·ço·-rui·vo

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Pterorhinus ruficollis) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-PESCOÇO-RUIVO

etimologiaOrigem etimológica: zaragateiro + de + pescoço + ruivo.
zaragateiro-de-pescoço-brancozaragateiro-de-pescoço-branco


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia já segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.