PT
BR
Pesquisar
Definições



zaragateiro-de-coroa-cinzenta

A forma zaragateiro-de-coroa-cinzentaé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zaragateiro-de-coroa-castanhazaragateiro-de-coroa-castanha
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-co·ro·a·-cas·ta·nha

za·ra·ga·tei·ro·-de·-co·ro·a·-cas·ta·nha

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Trochalopteron erythrocephalum) da família dos leiotriquídeos. = CHARLATÃO-DE-COROA-CASTANHA

etimologiaOrigem etimológica:zaragateiro + de + coroa + castanha, feminino de castanho.

zaragateiro-de-coroa-cinzentazaragateiro-de-coroa-cinzenta
( za·ra·ga·tei·ro·-de·-co·ro·a·-cin·zen·ta

za·ra·ga·tei·ro·-de·-co·ro·a·-cin·zen·ta

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Pomatostomus temporalis) da família dos pomatostomídeos. = GÁRRULO-DE-COROA-CINZENTA

etimologiaOrigem etimológica:zaragateiro + de + coroa + cinzenta, feminino de cinzento.

zaragateiro-de-coroa-cinzentazaragateiro-de-coroa-cinzenta


Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.