PT
BR
Pesquisar
Definições



xis-acto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
xis-actoxis-atoxis-ato
|chizáto| |chizáto| |chizáto|
( xis·-ac·to xis·-a·to

xis·-a·to

)
Imagem

Instrumento constituído por uma lâmina, geralmente retráctil, que se usa para cortar vários tipos de material flexível.


nome masculino

Instrumento constituído por uma lâmina, geralmente retráctil, que se usa para cortar vários tipos de material flexível.Imagem = ESTILETE

etimologiaOrigem etimológica: X-Acto®, marca registada.
vistoPlural: xis-atos.
iconPlural: xis-actos.
Ver também resposta à dúvida: x-acto; nomes comuns derivados de marcas registadas.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: xis-ato.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: xis-acto.
grafiaGrafia no Brasil:xis-ato.
grafiaGrafia em Portugal:xis-acto.
xis-actoxis-acto

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.