Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

voraussehen

Palavra não encontrada. Sugerir a inclusão no dicionário da palavra pesquisada.
pub

Dúvidas linguísticas


Deve-se escrever não exite em contactar ou não hesite em contactar?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo exitar significa “ter êxito” e é usado como intransitivo (ex.: as suas investigações exitaram), pelo que não seria o verbo adequado para a frase que refere. Assim, o verbo correcto será hesitar, cujas acepções, como poderá comprovar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, se encaixam perfeitamente na frase em questão.



O feminino de beirão é beirã ou é beiroa? Não encontro literatura que legitime o termo beirã, embora seja o mais usado pelos falantes.
O Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, e a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, registam como feminino de beirão apenas a forma beiroa. No entanto, alguns dicionários de português mais recentes, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (DLPC), da Academia das Ciências, e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, registam dois femininos (beirã e beiroa), apesar de tradicionalmente se aceitar apenas beiroa como feminino de beirão. O DLPC regista numa das acepções do adjectivo uma abonação para a forma beirã, da autoria de Mário Braga, datada de 1957, o que permite concluir que o uso dessa forma não é fenómeno muito recente.

Palavra do dia

me·lis·su·go me·lis·su·go


(latim mel, mellis, mel + latim sugo, -ere, sugar)
adjectivo
adjetivo

Que suga o suco ou néctar das flores.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/voraussehen [consultado em 16-04-2021]