PT
BR
Pesquisar
Definições



volve

A forma volvepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de volvervolver] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de volvervolver].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
volvervolver
|ê| |ê|
( vol·ver

vol·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Voltar, erguer.

2. Dar volta a.

3. Meditar, pensar.

4. Revolver, agitar.

5. Arrastar, levar em rodopio (falando de corrente ou de coisa que vai girando).


verbo intransitivo

6. Regressar; voltar.

7. [Militar] [Militar] Voz de comando para dirigir a marcha.


verbo intransitivo e pronominal

8. Voltar-se; virar-se.

9. Agitar-se, revolver-se, voltear.

10. Tornar para trás; decorrer, passar, correr (falando do tempo ou dos sucessos).


nome masculino

11. Acto de voltar; decurso; evolução.


um volver de olhos

Uma olhadela, uma mirada.

volvevolve

Auxiliares de tradução

Traduzir "volve" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.