Significado de volutear-se-ta

    A forma volutear-se-tapode ser [infinitivo de volutearvolutear], [masculino singular de volutearvolutear], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de volutearvolutear], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de volutearvolutear], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de volutearvolutear] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de volutearvolutear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    volutearvolutear
    ( vo·lu·te·ar

    vo·lu·te·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Voltear.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "volutear-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".