PT
BR
Pesquisar
Definições



vir bonus dicendi peritus

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vir bonus, dicendi peritusvir bonus, dicendi peritus


locução

Era assim que Catão, o Antigo, definia o orador, indicando que, além dos dotes de espírito, ele devia possuir as virtudes do carácter.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "o homem de bem, que sabe falar".
Fonte: Cícero, Ad Quintum, XII, 1, 1.
vir bonus dicendi peritusvir bonus dicendi peritus

Auxiliares de tradução

Traduzir "vir bonus dicendi peritus" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).




Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.