PT
BR
Pesquisar
Definições



vinhático-das-ilhas

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vinhático-das-ilhasvinhático-das-ilhas
( vi·nhá·ti·co·-das·-i·lhas

vi·nhá·ti·co·-das·-i·lhas

)
Imagem

BotânicaBotânica

Árvore (Persea indica) da família das lauráceas, endémica da laurissilva macaronésia.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Árvore (Persea indica) da família das lauráceas, endémica da laurissilva macaronésia.Imagem = LOUREIRO-REAL

vistoPlural: vinháticos-das-ilhas.
etimologiaOrigem etimológica:vinhático + da + ilha.
iconPlural: vinháticos-das-ilhas.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.