PT
BR
Pesquisar
Definições



urso-polar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
urso-polarurso-polar
( ur·so·-po·lar

ur·so·-po·lar

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Grande mamífero carnívoro da família dos ursídeos que habita regiões árcticas, tem patas adaptadas à vida aquática e pelagem de coloração branca e amarelada.


nome masculino

[Zoologia] [Zoologia] Grande mamífero carnívoro da família dos ursídeos que habita regiões árcticas, tem patas adaptadas à vida aquática e pelagem de coloração branca e amarelada.Imagem = URSO-BRANCO

vistoPlural: ursos-polares.
etimologiaOrigem etimológica:urso + polar.
iconPlural: ursos-polares.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.