PT
BR
Pesquisar
Definições



ultracongelado

A forma ultracongeladopode ser [masculino singular particípio passado de ultracongelarultracongelar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ultracongeladoultracongelado
( ul·tra·con·ge·la·do

ul·tra·con·ge·la·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que foi congelado a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar as suas características físicas e químicas (ex.: bacalhau ultracongelado).


nome masculino

2. Produto alimentar assim congelado (ex.: comercialização de ultracongelados).

etimologiaOrigem etimológica:ultra- + congelado.

ultracongelarultracongelar
( ul·tra·con·ge·lar

ul·tra·con·ge·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Congelar a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelar o peixe).

etimologiaOrigem etimológica:ultra- + congelar.

ultracongeladoultracongelado


Dúvidas linguísticas



Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).




Em pequenos dicionários de Latim - Português, não encontrei a palavra instruere. Podereis dizer-me qual o seu significado em português, como se pronuncia em latim e por que razão não se encontra naqueles dicionários?
Os verbos latinos podem ser encontrados nos dicionários de latim pela flexão da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, que, no caso do verbo instruere, é instruo.

O verbo latino instruere, que deu origem ao verbo português instruir, significa "inserir", "formar, pôr em ordem", "preparar, equipar, fornecer" e "ensinar, dar informação, instruir".