PT
BR
Pesquisar
Definições



ultra

A forma ultrapode ser[nome de dois géneros] ou [prefixo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ultra-ultra-


prefixo

Elemento que significa além de, extremamente, excessivamente.

etimologiaOrigem etimológica:latim ultra, além de, do outro lado de.

iconeNota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal, h, r ou s (ex.: ultra-existente, ultra-humano, ultra-radical, ultra-som).
ultraultra
( ul·tra

ul·tra

)


nome de dois géneros

1. O que professa opiniões ou teorias extremas. = EXTREMISTA

2. Redução de ultra-realista.

ultraultra

Auxiliares de tradução

Traduzir "ultra" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.