Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tupis

masc. e fem. pl. de tupitupi
masc. pl. de tupitupi
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tu·pi tu·pi


(tupi tu-u'pi, pai supremo)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. [Etnografia]   [Etnografia]  Relativo aos tupis, conjunto de povos indígenas da América do Sul, a que pertencem muitos povos indígenas brasileiros.

nome de dois géneros

2. [Etnografia]   [Etnografia]  Indivíduo pertencente aos tupis.

nome masculino

3. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Tronco de línguas indígenas da América do Sul, a que pertencem a maioria das línguas indígenas brasileiras.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Esta palavra em blogues

Ver mais

Esse estilo, datado dos séculos 15 e 16, é comum a grupos tupis , explica..

Em Tupiniquim

Brasil (CRB), na Igreja São José (Rua Tupis , 164, Centro de Belo Horizonte), às 18h..

Em Blog da Sagrada Família

...suicídio, como Vieira afirma nas suas cartas, aquele em que tribos inteiras de ameríndios tupis ritualizavam a morte em recusa ao «tripalium» raiz da palavra

Em Deriva das Palavras

, tupis , num convívio um tanto arbitrário com fragmentos da memória de um país..

Em Resistência Democrática

A Vila, nomeada pelos índios tupis , tem no seu nome o significado “de onde se vê o mar”..

Em FORMAS & MEIOS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tupis [consultado em 24-09-2021]