Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tua

tuatua | pron. poss. | n. f.
fem. sing. de teuteu
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tu·a tu·a


pronome possessivo

1. Feminino de teu.

nome feminino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Ave pernalta africana.

Confrontar: toa.

teu teu


(latim tuus, tua, tuum)
determinante e pronome possessivo

1. Usa-se para indicar que algo é pertencente ou relativo à pessoa a quem se fala ou escreve, à segunda pessoa do singular (ex.: gosto das tuas sandálias; o erro foi teu; os nossos lugares são ali, o teu é o da direita).

2. Adoptado, usado ou seguido por ti (ex.: as tuas ideias são interessantes; ele tem os seus princípio e não quer saber dos teus).


os teus
Conjunto dos familiares da pessoa a quem se fala ou escreve; a tua família (ex.: tens de cuidar dos teus).ALHEIOS

Conjunto dos amigos ou aliados da pessoa a quem se fala ou escreve ou o grupo em que esta se integra (ex.: ela não gosta de chocolate, é das tuas).

Feminino: tua.Feminino: tua.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

-“Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada”, respondeu o eremita..

Em Blog da Sagrada Família

...homens (…) À medida que vais envelhecendo, começas a explorar e a perceber a tua sensualidade, o teu divino feminino..

Em VISEU, terra de Viriato.

festa, o que importa é a tua presença e não a tua prenda..

Em Fonte do Lavra

...e o outro, diz a Maria Rosa, nem sabes a sorte que tens, a tua Mãe é uma pessoa acessível..

Em MINHA P

Na primeira concessão, perdes parte da tua liberdade…"..

Em CP - Cromos de Portugal
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.




Gostaria de saber o significado de setor. Quando chamamos um professor desta forma, é errado? Ou setor é uma abreviação de senhor doutor ou senhor professor?
A palavra setor (não confundir com a forma homógrafa setor, que corresponde a sector na grafia portuguesa antes do Acordo Ortográfico de 1990) é muito usada nos meios escolares portugueses, sobretudo pelos alunos, e equivale ao cruzamento de senhor doutor, originando uma amálgama formada pela parte inicial da primeira palavra e pela parte final da segunda (se+tor). Não se trata propriamente de um erro, mas é uma palavra que deve apenas ser usada em contextos informais ou familiares, à semelhança de profe, usado como redução de professor. É também frequente a grafia stor, que, no entanto, contém um grupo consonântico st em início de palavra, o que não é muito usual na língua portuguesa.
pub

Palavra do dia

clo·ro·se |ró|clo·ro·se |ró|


(francês chlorose)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Amarelecimento ou branqueamento patológico das folhas ou de outros tecidos normalmente verdes de uma planta, geralmente por deficiência de nutrição (ex.: clorose matizada).

2. [Medicina]   [Medicina]  Anemia que atinge geralmente mulheres jovens, caracterizada por uma palidez amarelada ou esverdeada e excessiva fraqueza, associada a perturbações menstruais. = CLOREMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tua [consultado em 29-11-2022]