Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

trole

tróleitrole | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tró·lei tro·le


(inglês trolley)
nome masculino

1. [Portugal]   [Portugal]  Dispositivo que desliza ao longo de um cabo, para transmitir energia, geralmente a carros eléctricos.

2. [Portugal]   [Portugal]  Veículo de transporte colectivo munido de pneus e impulsionado electricamente por cabos aéreos. = TROLEIBUS, TROLEICARRO

3. [Portugal]   [Portugal]  Mala ou mochila dotada de pega e rodas para ser mais facilmente transportada.


• Grafia no Brasil: trole.

• Grafia no Brasil: trole.

• Grafia em Portugal: trólei.

• Grafia em Portugal: trólei.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...ti, mas mal-amado, frustrado, e inconstante que és, Que com defeitos e feitio de trole ..

Em NOTICIAS DO RIBATEJO

Esta sessão terá, ainda, como convidados Manuela Trole , da empresa “Horta D`Agua, que se dedica a cultivos hidropónicos;;

Em www.circonatureza.pt

trole , domination : une strat??

Em reallieparlo.blogs.sapo.pt

trole , domination : une strat??

Em ntegeadonthea.blogs.sapo.pt

trole 2015 - Read & Write Gold Downloads..

Em itexteira.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Gostaria de saber se é correcto dizer: deve trinta Euro ou deve trinta Euros. Na palavra Euro ('moeda') o E pode ser minúsculo?
A expressão correcta é trinta euros e não *trinta euro (o asterisco indica agramaticalidade), pois o substantivo euro flexiona em número (ex.: um euro, dois euros) e trinta é um numeral que indica uma quantidade plural (ex.: trinta pessoas apareceram; *trinta pessoa apareceu). Por ser um substantivo comum, como qualquer unidade monetária, não há motivo para a palavra euro ser escrita com maiúsculas (ex.: trinta euros, trinta dólares).

A dúvida colocada tem vindo a ser recorrente, sobretudo com unidades de medida, e acontece por analogia com a utilização dos símbolos internacionais das unidades, que são válidos tanto para o singular, como para o plural (ex.: 1 m = um metro; 30 m = trinta metros). Estes símbolos ou códigos internacionais pretendem a uniformização e a facilidade na troca de informação, mas constituem uma terminologia usada na escrita em domínios técnicos, científicos ou especializados e não podem confundir-se com a língua corrente. Para as unidades monetárias, existe um código internacional que designa, por exemplo, o euro com EUR e o dólar com USD, o que fará com que se possa escrever 30 EUR ou 30 USD, mas não *30 euro nem *30 dólar.

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trole [consultado em 27-07-2021]