Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

tripé

tripetripe | n. m. | n. f. pl.
tripétripé | n. m. | adj. 2 g. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tri·pe tri·pe


nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Estofo aveludado de linho ou de algodão e lã.


tripes
nome feminino plural

2. [Entomologia]   [Entomologia]  Género de pequenos insectos que vivem nas folhas e nas flores.


tri·pé tri·pé


(latim tripes, -edis, que tem três pés)
nome masculino

1. Aparelho portátil, com três pés ou escoras, sobre o qual pode assentar uma máquina fotográfica, uma câmara, uma prancheta, um instrumento de geodesia, etc.Ver imagem

2. Assento de três pés e sem encosto. = TRIPEÇA

adjectivo de dois géneros e nome masculino
adjetivo de dois géneros e nome masculino

3. Que ou dispositivo que tem três pés (ex.: abajur tripé; bengala tripé; cavalete tripé; comprou um tripé para ajudar na marcha).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tripé" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

A curandeira Makhosi Malatji pega em ossículos e coloca o seu telemóvel num tripé ..

Em VISEU, terra de Viriato.

A caneta foi mesmo mais poderosa do que a espada no tripé de Karlheinz Böhm - que não me convenceu na pele do protagonista

Em Cinema Notebook

História do voo O voo era um tripé com origem no aeroporto de Heathrow de Londres para Atenas (aeroporto de Hellinikon), que...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

O tripé Pesquisa, Ensino e Extensão, que baseia as ações da Universidade Estadual de Mato Grosso...

Em Caderno B

...Costa dirigiu-se a um deles, este mostrou-se algo intimidado e retirou a câmara do tripé , enquanto outro filmava a cena..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.




Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).

pub

Palavra do dia

al·ma·ço al·ma·ço


(português antigo a lo maço)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

Diz-se de ou espécie de papel grosso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/trip%C3%A9 [consultado em 26-07-2021]