PT
BR
Pesquisar
Definições



treslera

Será que queria dizer treslerá?

A forma treslerapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de treslertresler] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de treslertresler].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
treslertresler
|ê| |ê|
( tres·ler

tres·ler

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ler às avessas ou de trás para a frente.

2. Fazer uma leitura ou uma interpretação errada ou equivocada.

3. Perder o juízo, à força de ler e estudar.

4. Dizer tolices.

etimologiaOrigem etimológica:tres- + ler.
Ver também resposta à dúvida: "provêem" segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.