PT
BR
Pesquisar
Definições



tordo-de-dorso-claro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tordo-de-dorso-clarotordo-de-dorso-claro
|tô| |tô|
( tor·do·-de·-dor·so·-cla·ro

tor·do·-de·-dor·so·-cla·ro

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Turdus kessleri) da família dos turdídeos. = TORDO-DE-DORSO-BRANCO

etimologiaOrigem etimológica: tordo + de + dorso + claro.
tordo-de-dorso-clarotordo-de-dorso-claro

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a pronunciação correcta para a palavra nome. A minha dúvida reside na leitura da letra o. É lida como um o aberto como por exemplo na palavra fome ou é lida como um o fechado como na primeira sílaba da palavra porto?
O o da palavra nome é geralmente pronunciado como o o da primeira sílaba de porto ou de boda, isto é, como vogal posterior semifechada. Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto, Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada, pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como a que nos expôs.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).