PT
BR
Pesquisar
Definições



tolerância

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tolerânciatolerância
( to·le·rân·ci·a

to·le·rân·ci·a

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de tolerar.

2. Aceitação daquilo que não se quer ou não se pode impedir (ex.: o professor tem muita tolerância em relação aos atrasos; tolerância com os erros). = COMPLACÊNCIA, CONDESCENDÊNCIA, INDULGÊNCIAINTOLERÂNCIA

3. Disposição para ouvir ou aceitar ideias, opiniões ou atitudes diferentes ou opostas às próprias (ex.: tolerância ideológica; tolerância religiosa).INTOLERÂNCIA

4. Admissão de uma diferença ou margem em relação a uma medida ou referência (ex.: nesta prova de judo, há uma tolerância de 100 gramas para cada categoria de peso; 2% de tolerância na liga das moedas de cobre e alumínio).

5. Faculdade ou aptidão que um organismo apresenta para suportar certas substâncias, dores ou estímulos.INTOLERÂNCIA


tolerância de ponto

Dispensa excepcional de comparência no local de trabalho em determinados dias úteis (ex.: o governo concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos na quinta-feira de Páscoa).

tolerância imunológica

[Medicina] [Medicina]  Ausência de resposta imunitária de um organismo a um determinado antigénio que, noutras condições, a provocaria. = IMUNOTOLERÂNCIA

etimologiaOrigem etimológica:latim tolerantia, -ae, constância em suportar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tolerância" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.