PT
BR
Pesquisar
Definições



titulação

A forma titulaçãopode ser [derivação feminino singular de titulartitular] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
titulaçãotitulação
( ti·tu·la·ção

ti·tu·la·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de titular. = TITULAMENTO

2. [Química] [Química] Técnica de análise química quantitativa para medir a concentração de uma substância numa solução. = TITULOMETRIA

etimologiaOrigem etimológica:titular + -ção.
titular1titular1
( ti·tu·lar

ti·tu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar título a. = INTITULAR

2. Registar, basear em título.

3. Registar em títulos autênticos.

etimologiaOrigem etimológica:latim titulo, -are.
titular2titular2
( ti·tu·lar

ti·tu·lar

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que tem título de nobreza.

2. Que ocupa função, cargo ou posição de forma efectiva.

3. Que tem título ou nome, mas sem posse real. = HONORÁRIO, NOMINAL


nome de dois géneros

4. Pessoa nobre. = FIDALGO

5. Membro de um ministério.

6. Pessoa que ocupa função, cargo ou posição de forma efectiva.

7. [Direito] [Direito] Pessoa que detém um direito.

etimologiaOrigem etimológica:título + -ar.


Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.
Os dicionários que registam as regências verbais, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Dicionário sintáctico de verbos portugueses, estipulam que o verbo assegurar é regido pela preposição de apenas quando usado como pronominal (ex.: quando saiu de casa assegurou-se de que as janelas estavam fechadas). Para além do uso pronominal, o verbo assegurar pode ainda ser transitivo directo ou bitransitivo, isto é, seleccionar complementos não regidos por preposição (ex.: os testes assegurariam que o programa iria funcionar sem problemas; o filho assegurou-lhe que iria estudar muito).

Este uso preposicionado do verbo assegurar na acepção pronominal nem sempre é respeitado, havendo uma tendência generalizada para a omissão da preposição (ex.: quando saiu de casa assegurou-se que as janelas estavam fechadas). O fenómeno de elisão da preposição de como iniciadora de complementos com frases finitas não se cinge ao verbo assegurar, acontecendo também com outros verbos, como por exemplo aperceber (ex.: não se apercebeu [de] que estava a chover antes de sair de casa) ou esquecer (ex.: esquecera-se [de] que havia greve dos transportes públicos).




É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).