Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
tiroteiotiroteio | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ti·ro·tei·o ti·ro·tei·o
(espanhol tiroteo)
substantivo masculino

1. Fogo de fuzilaria em que os tiros são muitos e contínuos.

2. Fogo de atiradores ou bandos dispersos.

3. [Figurado]   [Figurado]  Troca ininterrupta de palavras entre pessoas que discutem ou altercam.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tiroteio" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Não há qualquer erro ou falta em ortografia se continuarmos a escrever da mesma forma que anteriormente a este acordo, certo?
Durante o período de transição previsto em Portugal para aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, que termina em 2015 (cf. http://blogue.priberam.pt/2010/09/entrada-em-vigor-do-acordo-ortografico.html), o utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, sem que se lhe possa apontar qualquer erro ortográfico relativamente à sua opção (a não ser, por exemplo, a falta de coerência quando misturar as duas ortografias).

No entanto, em contexto escolar, e dependendo das directrizes do Ministério da Educação (o Acordo Ortográfico de 1990 começa a ser aplicado no ano lectivo de 2011/2012), poderá haver sinalização de erro quando os alunos forem avaliados em relação aos conhecimentos da nova ortografia.

Após o período de transição, e quando houver uma generalização da nova ortografia, a noção geral de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes (ex.: acto, acção), da mesma forma que hoje em dia são considerados erros ortográficos práticas alteradas pelo Acordo de 1945 (ex.: aflicção, producto) ou pela alteração ortográfica de 1973 (ex.: pràticamente, sòzinho).

pub

Palavra do dia

pa·ne·lo pa·ne·lo
(alteração de panela)
substantivo masculino

1. Tacho de barro. = PÚCARO

2. [Portugal: Madeira]   [Portugal: Madeira]   [Culinária]   [Culinária]  Designação dada a um cozido tradicional do Seixal, na Madeira, feito com carne, enchidos e legumes.

3. Ruído de respiração dificultada por mucosidade nos brônquios ou na laringe. = CASCALHEIRA, PIEIRA

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tiroteio [consultado em 26-01-2020]