Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tiririca

tiriricatiririca | n. f. | n. m. | n. 2 g. | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ti·ri·ri·ca ti·ri·ri·ca


(tupi tiri'rika)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Designação comum a várias plantas da família das ciperáceas.

2. [Botânica]   [Botânica]  Arbusto ciperáceo do Brasil cuja matéria têxtil serve para fazer chapéus.

3. Chapéu feito a partir das fibras extraídas desse arbusto.

4. [Botânica]   [Botânica]  Erva gramínea da família das ciperáceas.

5. [Brasil: Pará]   [Brasil: Pará]  Fenómeno que consiste na agitação contínua das águas em zonas do rio Pará, com ondas maiores do que no resto do rio.

6. [Brasil]   [Brasil]   [Ictiologia]   [Ictiologia]  Peixe teleósteo carciforme (Leporinus striatus).

nome masculino

7. [Brasil: Rio Grande do Sul]   [Brasil: Rio Grande do Sul]  Ladrão de carteiras. = CARTEIRISTA

nome de dois géneros

8. [Brasil]   [Brasil]   [Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero artiodáctilo (Tayassu pecari) de morfologia semelhante ao javali, com cerca de 1 metro de comprimento e 60 centímetros de altura, de pelagem escura e manchas brancas ao longo do queixo, que se encontra em florestas tropicais húmidas da América Latina. = PORCO-DO-MATO, QUEIXADA

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

9. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que está muito zangado (ex.: a professora ficou muito tiririca com o comportamento dos meninos). = FURIOSO, IRRITADO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...anexadas de Filipe Augusto Em Niterói, a equipe do Parque Estadual da Serra da Tiririca plantou 28 mudas de Guarajuba Niterói foi palco de um momento histórico para a...

Em O VAGALUME

A controvérsia surgiu na campanha de 2014, quando o deputado Tiririca fez piada com a música “O Portão”..

Em blog0news

campo do Zizo, para pegar tiririca , uma espécie de planta usada para alimentar passarinho..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Tiririca o título de maior palhaço do Partido Liberal..

Em www.tonygoes.com.br

Praia da Tiririca , Lenina se deixou fisgar por um holandês loiro, grandão e, como logo viria...

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).




Como é que devemos fazer a divisão silábica de palavras como: carro, pássaro...(sem ser para translineação)?
A sílaba é um conceito fonético, fonológico ou prosódico bastante intuitivo para os falantes de uma língua e a divisão silábica é feita deste ponto de vista e não do ponto de vista ortográfico. Assim, as palavras carro e pássaro dividem-se [ká-Ru] e [pá-sA-ru] (a transcrição anterior não é ortográfica, pois não se trata de um fenómeno da escrita).

A divisão silábica é, no entanto, muito útil às convenções ortográficas em que se baseia a nossa ortografia, pois auxilia nas divisões necessárias à translineação (mudança de linha ao escrever, escrevendo parte da palavra na linha de cima e outra parte na linha de baixo). Por este motivo se faz muitas vezes a divisão silábica para translineação, que tem por base a divisão silábica, mas, ao contrário desta, é muito pouco intuitiva, pois é convencionada pelos textos legais que regulam a ortografia (o Acordo Ortográfico de 1990 ou, antes da aplicação da nova ortografia, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil) e pelas obras de referência, com regras muito específicas e rígidas.

As divergências são muitas, devido aos símbolos ortográficos utilizados para representar os sons ou a outros constrangimentos relativos à representação gráfica. Um exemplo paradigmático é justamente o caso das consoantes duplas, que representam geralmente um único som com dois símbolos ortográficos e deverão ficar separados na translineação (ex.: car-ro; pás-sa-ro), por motivos exteriores à divisão silábica, que resultam essencialmente das convenções ortográficas em vigor.

pub

Palavra do dia

ter·gi·ver·sar ter·gi·ver·sar

- ConjugarConjugar

(latim tergiversor, -ari, voltar atrás)
verbo intransitivo

1. Voltar as costas (ex.: não é possível tergiversar frente às novas dificuldades).

2. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios (ex.: o réu tergiversou para ganhar tempo). = RODEAR

3. Demonstrar receio ou falta de segurança em tomada de decisão (ex.: tergiversou mas depois aceitou o convite). = HESITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tiririca [consultado em 24-05-2022]