Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tigo

tigotigo | pron. pess. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ti·go ti·go


pronome pessoal de dois géneros

[Antigo]   [Antigo]  Flexão do pronome tu, hoje só empregada em contigo.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...do Sul, Santa Margarida do Sul, São José do Sul, São Pedro das Missões, Tigo Hugo e Westfália..

Em www.rafaelnemitz.com

...do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (an- tigo IMPAC Dublin Award), em 2017..

Em MARCADOR DE LIVROS

“Nada temas, porque Eu estou con­ tigo ;;

Em Deus em Tudo e Sempre

pt/msn_ar tigo _rss"},{"ns":"displayAds","value":"System..

Em VISEU, terra de Viriato.

...13:25) ------------------------------------------------------ Colega tirar as mão do bolso e não a dormecer estou com Tigo sempre c poder informar comprimentos (Nelson Andrade - 07-06-2018…

Em jornalonlineefepe-sindical.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



É possível dizermos arrostar com as consequências ou deveríamos omitir o com da frase?
O verbo arrostar é usualmente registado como transitivo directo, isto é, seleccionando um complemento sem ligação através de preposição (ex.: Arrostou as consequências) ou como transitivo indirecto, isto é, seleccionando um complemento com ligação através de preposição, com a preposição a (ex.: Arrostou às [= crase da preposição a + artigo definido as] consequências) ou com a preposição com (ex.: Arrostou com as consequências). Esta preposição com é também a mais usual com o uso pronominal do verbo (ex.: Arrostou-se com as consequências). As quatro construções são então possíveis.
pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tigo [consultado em 21-05-2022]