PT
BR
Pesquisar
Definições



tesourão

A forma tesourãopode ser [derivação masculino singular de tesouratesoura] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tesourãotesourão
( te·sou·rão

te·sou·rão

)


nome masculino

1. Tesoura grande.

2. Tesoura grande ou aparelho para cortar cartão, metais, etc. = CISALHA

3. [Brasil: Rio de Janeiro] [Brasil: Rio de Janeiro] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave pelecaniforme (Fregata magnificens) da família dos fregatídeos, de plumagem preta, grande envergadura de asas, cauda comprida e bifurcada, bico cinzento com a ponta curvada para baixo, presente em zonas tropicais da costa atlântica e da costa pacífica. = ALCATRAZ, FRAGATA

etimologiaOrigem etimológica:tesoura + -ão.

tesouratesoura
( te·sou·ra

te·sou·ra

)
Imagem

Instrumento cortante composto de duas folhas que se movem sobre um eixo comum.


nome feminino

1. Instrumento cortante composto de duas folhas que se movem sobre um eixo comum.Imagem

2. [Por extensão] [Por extensão] Coisa que têm o feitio de uma tesoura aberta.

3. Aspa.

4. [Construção] [Construção] Cada um dos encruzamentos da estrutura de madeira que sustêm a cumeeira do telhado. = ASNA

5. Gavinha.

6. Peça no jogo dianteiro dos carros de quatro rodas de tracção animal.

7. [Figurado] [Figurado] Unhas grandes e aguçadas.

8. Língua viperina e maldizente.

9. Crítico mordaz.

10. Coisa que corta ou dilacera.

11. [Entomologia] [Entomologia] Designação dada a vários insectos ortópteros do género Forficula, em especial à espécie Forficula auricularia, cujo abdómen termina em dois ganchos em forma de tenaz.Imagem = BICHA-CADELA

12. [Ginástica] [Ginástica] Exercício de ginástica que consiste em vários saltos seguidos no mesmo lugar, movimentando ao mesmo tempo o braço e a perna do mesmo lado para a frente e para trás.

13. [Hipismo] [Hipismo] Cavalo mal embocado que dá com a cabeça para um e outro lado.

14. [Marinha] [Marinha] Ferro arqueado cuja extremidade aguda, embebida em qualquer peça de madeira, serve para aguentar contra ela o cabo que lhe queiram ligar pelo seu comprimento.

15. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Tyrannus savana) da família dos tiranídeos, de cabeça e asas negras, ventre branco e cauda comprida bipartida, encontrada na América do Sul. = PIRANHA, TESOURINHA-DO-CAMPO

tesouras


nome feminino plural

16. [Ornitologia] [Ornitologia] As primeiras penas da asa das aves.

17. Aspas de pau em que a lenha se serra.

18. Correias que em continuação das guias vão prender no freio de cada um dos cavalos de tiro.

19. [Informal] [Informal] [Vestuário] [Vestuário] As abas de uma casaca.


tesoura do coche

Correias fortes que nos antigos coches sustentavam o balanço.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: TESOIRA

etimologiaOrigem etimológica:latim tonsorius, -a, -um, relativo a torquia ou corte.

tesourãotesourão

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.





Agradeço que me esclareça sobre como devo pronunciar a palavra nevo.
Considerando que a origem da sua dúvida reside na leitura da primeira sílaba da palavra nevo, ela é lida com o som de é aberto [È], como na primeira sílaba da palavra voa.