PT
BR
Pesquisar
Definições



terreirinhos

A forma terreirinhosé [derivação masculino plural de terreiroterreiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
terreiroterreiro
( ter·rei·ro

ter·rei·ro

)


nome masculino

1. Espaço de terra amplo, plano e despejado.

2. Praça ou largo dentro de povoação.

3. Eirado, terraço.

4. [Brasil] [Brasil] Designação dada ao local em que se celebram alguns cultos afro-brasileiros, como o candomblé.


adjectivoadjetivo

5. Térreo.


chamar a terreiro

Desafiar, provocar.

etimologiaOrigem etimológica:latim terrarius, -a, -um.
terreirinhosterreirinhos


Dúvidas linguísticas



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.