Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
1ª pess. sing. pres. ind. de telefonartelefonar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

te·le·fo·nar te·le·fo·nar - ConjugarConjugar
verbo transitivo

1. Comunicar pelo telefone.

verbo intransitivo

2. Falar ao telefone.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "telefono" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de obter a vossa apreciação sobre o modo de formular as datas nas três seguintes frases; qual deles terá o uso prepositivo mais correcto? O depósito a prazo vence-se em 22 de Janeiro de 2006. O depósito a prazo vence-se no 22 de Janeiro de 2006. O depósito a prazo vence-se a 22 de Janeiro de 2006.
As preposições estão correctamente usadas nas três frases que menciona. Apenas na segunda frase é habitualmente usada a palavra dia antes do numeral que indica a data exacta: O depósito a prazo vence-se no dia 22 de Janeiro de 2006.



Estou com uma dúvida sobre o verbo dessumir. Antônio Houaiss possui 2 livros: um dicionário e um livro de verbos. No dicionário, explicam que o verbo é conjugado como o verbo sumir. No livro de verbos, afirmam que o verbo em questão é conjugado como aplaudir. Como os dois verbos são diferentes, um irregular e outro regular, fiquei com esta dúvida. Gostaria de saber sobre a raiz do verbo, a origem, afinal, todas as informações possíveis.
Efectivamente o verbo dessumir conjuga-se como o verbo sumir, tal como indica a versão impressa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (já que a versão electrónica é consentânea com o Dicionário Houaiss de Verbos, aplicando ao verbo dessumir o paradigma de assumir). O verbo dessumir apresentará assim as seguintes flexões no presente do indicativo: dessumo, dessomes, dessome, dessumimos, dessumis, dessomem.

Este verbo tem origem no latim dessumere, que significa "tomar, seleccionar, escolher" ou "deduzir, inferir".

pub

Palavra do dia

per·sei·da per·sei·da
(inglês perseid, do latim tardio Perseides, do grego Perseides, descendentes de Perseu)
nome feminino

1. [Astronomia]   [Astronomia]  Cada uma das estrelas-cadentes das perseidas.


perseidas
nome feminino plural

2. [Astronomia]   [Astronomia]  Fenómeno observado na atmosfera terrestre, geralmente no mês de Agosto, quando esta é atravessada por um conjunto de meteoros, visíveis junto à constelação de Perseu.


SinónimoSinônimo Geral: PERSEIDE

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/telefono [consultado em 12-08-2020]