Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

tecelã

fem. sing. de tecelãotecelão
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

te·ce·lão te·ce·lão


(tecer + -l- + -ão)
nome masculino

1. Pessoa que tece ou que trabalha com tear. = TECEDOR

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação comum aos pássaros da família dos ploceídeos, que tecem ninhos muito elaborados com ervas e pequenos ramos.

Feminino: tecelã, teceloa.Feminino: tecelã, teceloa.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "tecelã" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

touros que vinham pelo caminho, em terra batida. Às vezes, os menos foitos, não deixavam de olhar para a árvore mais próxima (oliveira ou azinheira) não fosse o diabo tecê-la . Antes prevenir que remediar. E assim seguiam atrás dos cavaleiros e reses até à entrada da rua. Na praça, constantemente se

Em estado de Barrancos

irá findar-lhe por síncope, se não antes uma providente teia e sua tecelã se emanciparem ao enredo..

Em Que farei quando tudo arde?

) Coralina, durante 41 anos tecelã , ouvi-a em 1981 ou 2, ela ia encestando pevides & tremoços para vender...

Em daniel abrunheiro

Turquia “Onde quer que haja lã, haverá uma mulher a tecê-la ”. Oskar Schlemmer, um dos mestres da Bauhaus.

Em alcatruz

Deixei de ser a tecelã , mas a vítima da minha própria artimanha..

Em Mergulhos fonol
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tecel%C3%A3 [consultado em 19-10-2021]