Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

téssera

tésseratéssera | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tés·se·ra tés·se·ra


(latim tessera, -ae, cubo, dado de jogar, senha, cubo de mosaico)
nome feminino

1. [História]   [História]  Tabuinha que servia de senha, usada pelos primitivos cristãos.

2. [História]   [História]  Tabuleta em que os chefes militares escreviam as ordens que o tesserário havia de transmitir às tropas.

3. Cubo ou dado, com marcas em todas as seis faces.

4. O mesmo que tessela.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...coro de críticas por parte das claques, mas a verdade é que a “ tessera del tifoso” foi mesmo adoptada, conseguindo a Federação Italiana de Futebol e o governo...

Em Sangue LEONINO

Marc Tessera Email author View ORCID ID profile Biology Direct201813:18 https://doi..

Em Desafiando a Nomenklatura Científica

...contenta-se em classificar o universo de monetiformes metálicos do Mundo Antigo em "moedas" e "tésseras"..

Em Imprompto

...da família quando o pai morreu significa muito, o facto de se inscrever na téssera assim que pode e todos os anos correndo o risco de ser escolhida para...

Em freeyoungmind.blogs.sapo.pt

Quando a pólvora não explode, o(s) determinista(s) [para evitar outros designativos] juram que não há pólvora; jamais suspeitam que o pavio terá sido apagado. — Quem disse que a “casa” foi abandonada? Quando vêem comprovada a falsidade das soluções [ por si preconizadas ] os tolos [para evitar outros designativos] gritam…

Em Pleitos, Apostilas e Comentários
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo?
A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa).
pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/t%C3%A9ssera [consultado em 27-01-2022]