PT
BR
Pesquisar
Definições



suspensão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suspensãosuspensão
( sus·pen·são

sus·pen·são

)
Imagem

Estado de algo que está suspenso.


nome feminino

1. Acto ou efeito de suspender.

2. Estado de algo que está suspenso.Imagem

3. Enleio, êxtase.

4. Incerteza, dúvida.

5. Hesitação; pausa.

6. Vaso ou objecto de adorno que se dependura do tecto ou da verga da porta ou da janela.

7. Medida disciplinar que consiste na interdição do exercício de funções ou da frequência de determinado espaço.

8. [Gramática] [Gramática] Sentido interrompido ou incompleto.

9. [Química] [Química] Estado das partes sólidas que flutuam sobre um líquido sem nele se dissolverem.

10. [Mecânica] [Mecânica] Conjunto das peças que servem para atenuar as oscilações ou as vibrações e suportar o peso, num veículo automóvel.

11. [Música] [Música] Sustentação (de uma nota ou de uma pausa).

12. [Música] [Música] Sinal de pausa.

13. [Física] [Física] Espécie de miragem incompleta.


suspensão de armas

Armistício, tréguas.

suspensão de garantias

Medida que priva temporariamente os cidadãos de certas faculdades e direitos que as leis lhes conferem.

suspensão de pagamentos

Interrupção de pagamento a credores que tem por causa a falta de numerário.

etimologiaOrigem etimológica:latim suspensio, -onis, abóbada, pronúncia errada de uma letra.

suspensão

Auxiliares de tradução

Traduzir "suspensão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.





Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.