PT
BR
Pesquisar
Definições



surto

A forma surtopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de surtirsurtir], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
surtosurto
( sur·to

sur·to

)


nome masculino

1. Voo alto.

2. Ambição ou elevação.

3. Manifestação súbita de alguma coisa. = ACOMETIMENTO, ARRANCO, IMPULSO

4. [Medicina] [Medicina] Aparecimento rápido ou aumento súbito de casos de doença (ex.: surto de gripe).

5. [Medicina] [Medicina] Crise psicótica.


adjectivoadjetivo

6. [Náutica] [Náutica] Que lançou âncora ou está amarrado, geralmente num porto (ex.: procurava o marinheiro entre os navios surtos no porto). = ANCORADO, FUNDEADO

etimologiaOrigem etimológica:latim *surctus, de surrectus, -a, -um, particípio passado de surgo, -ere, erguer-se, levantar-se, pôr-se de pé, aparecer, sair, elevar-se, nascer, crescer.
Confrontar: curto.
surtirsurtir
( sur·tir

sur·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter como resultado (ex.: surtir efeito). = CAUSAR, ORIGINAR, RESULTAR


verbo intransitivo

2. Ter consequência boa ou má.

etimologiaOrigem etimológica:francês sortir, do latim sortior, -iri, tirar à sorte, obter por sorte.
Confrontar: sortir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "surto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.