PT
BR
Pesquisar
Definições



sonambulismos

A forma sonambulismosé [masculino plural de sonambulismosonambulismo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sonambulismosonambulismo
( so·nam·bu·lis·mo

so·nam·bu·lis·mo

)


nome masculino

1. Qualidade ou estado de sonâmbulo. = NOCTAMBULISMO

2. Conjunto de actividades ou movimentos físicos automáticos, como falar, levantar-se, andar produzidos durante o sono natural ou provocado e dos quais, quando desperta, o sujeito não se recorda. = NOCTAMBULISMO


sonambulismo magnético

Hipnotismo.

sonambulismo natural

O mesmo que sonambulismo magnético.

sonambulismo provocado

O mesmo que sonambulismo magnético.

etimologiaOrigem etimológica: sonâmbulo + -ismo.
sonambulismossonambulismos

Auxiliares de tradução

Traduzir "sonambulismos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).