PT
BR
Pesquisar
Definições



sobejamente

A forma sobejamentepode ser [derivação de sobejosobejo] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobejamentesobejamente
( so·be·ja·men·te

so·be·ja·men·te

)


advérbio

1. Em grau elevado (ex.: isto é sobejamente conhecido). = BASTANTE, MUITO

2. De modo sobejo.

etimologiaOrigem etimológica: sobejo + -mente.
sobejosobejo
|â| ou |ê| ou |âi| |ê|
( so·be·jo

so·be·jo

)


adjectivoadjetivo

1. Que sobra ou excede. = EXCESSIVO

2. Que supera o necessário. = ENORME, GRANDE, INTENSO, NÍMIO

3. Que mostra ousadia. = ATREVIDO, AUDAZ, OUSADO


nome masculino

4. O que fica de alguma coisa, depois de se ter retirado uma ou várias partes. (Mais usado no plural.) = RESTANTE, RESTO, SOBRA


advérbio

5. Em grau elevado. = BASTANTE, MUITO, SOBEJAMENTE

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa, talvez do latim super, sobre.
sobejamentesobejamente


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).