PT
BR
Pesquisar
Definições



sincopação

A forma sincopaçãopode ser [derivação feminino singular de sincoparsincopar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sincopaçãosincopação
( sin·co·pa·ção

sin·co·pa·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de sincopar.

2. [Música] [Música] Padrão rítmico em que uma nota ou um som é executado num tempo fraco ou na parte fraca de um tempo e continuado num tempo forte ou na parte forte do mesmo tempo.

etimologiaOrigem etimológica: sincopar + -ção.
sincoparsincopar
( sin·co·par

sin·co·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Gramática] [Gramática] Tirar letra ou sílaba, no meio da palavra, por meio de síncope.


verbo transitivo e intransitivo

2. [Música] [Música] Fazer síncope ou síncopes.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SINCOPIZAR

etimologiaOrigem etimológica: síncope + -ar.
sincopaçãosincopação

Auxiliares de tradução

Traduzir "sincopação" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).