PT
BR
Pesquisar
Definições



conga

A forma congapode ser [feminino singular de congocongo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conga1conga1
( con·ga

con·ga

)


nome feminino

1. Dança característica de Cuba, de origem africana e ritmo sincopado, em que os bailarinos avançam uns atrás dos outros, formando uma fila.

2. Música que acompanha essa dança.

3. [Música] [Música] Tambor alto, de forma ovalada e som grave, feito de madeira ou de fibra de vidro.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol conga.
conga2conga2
( con·ga

con·ga

)


nome feminino

[Brasil: Pernambuco] [Brasil: Pernambuco] Percentagem de farinha de mandioca devida ao proprietário do local onde ela é preparada.

etimologiaOrigem etimológica:talvez de origem africana.
congocongo
( con·go

con·go

)


nome masculino

1. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua banta do Congo. = CONGUÊS

2. Tâmara colhida e posta a secar antes de madura.

3. [Dança] [Dança] Dançador de conga.

4. [Botânica] [Botânica] Espécie de feijão de Cabo Verde.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. Diz-se de ou tipo de chá preto.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conga" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a principal diferença entre o uso das palavras íntegro e integro e se não existe esta última palavra enquanto adjectivo.
As formas íntegro e integro são duas palavras homógrafas que se distinguem graficamente apenas pela acentuação mas que se pronunciam de maneira diferente.

A forma íntegro corresponde ao masculino singular do adjectivo (ex.: político íntegro) e a forma integro corresponde à primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo integrar (ex.: eu integro a comitiva).




Sou usuária assídua desse Dicionário. Por isso, lanço-lhes uma questão, a respeito do gênero da palavra "vernissage". Aprendi há muito tempo, pelo Dicionário Aurélio, que a palavra é substantivo masculino Recentemente, consultando o Priberam, vi que consta como substantivo feminino. E agora??? Sei que trata-se de uma palavra de origem francesa, e nessa língua é uma palavra masculina. Gostaria de confirmar o gênero correto.
De facto, na língua francesa, a palavra vernissage é masculina (ex.: invitation à un vernissage = convite para um vernissage). No entanto, e talvez porque ainda esteja em fase de adaptação à língua portuguesa, o uso desse termo em português oscila entre o género masculino (uso mais erudito) e o género feminino (uso mais generalizado). A maior tendência para o uso do feminino neste caso, ou nos casos de bricolage, décalage, entourage ou ménage, por exemplo, deve-se talvez ao facto de a generalidade dos galicismos terminados em -age, mas entretanto aportuguesados para -agem, serem do género feminino (ex.: garagem, massagem, passagem, etc.). A influência da terminação -agem, sufixo que em português forma palavras do género feminino, é natural neste caso, como se pode verificar pela ocorrência da forma vernissagem, já atestada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras.

Graças à sua mensagem, alterámos a classificação da palavra vernissage no Dicionário Priberam para substantivo masculino ou feminino para reflectir a oscilação de uso dessa palavra na língua portuguesa.