PT
BR
Pesquisar
Definições



simpatias

A forma simpatiasé [feminino plural de simpatiasimpatia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
simpatiasimpatia
( sim·pa·ti·a

sim·pa·ti·a

)


nome feminino

1. Sentimento de atracção moral que duas pessoas sentem uma pela outra.

2. Tendência natural para uma coisa.

3. [Fisiologia] [Fisiologia] Relação que existe entre as acções e afecções de dois ou mais órgãos mais ou menos afastados entre si.

4. [Patologia] [Patologia] Influência mórbida que um órgão lesado exerce sobre outros órgãos que não são directamente atacados.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Forma amistosa de tratamento (ex.: tudo bem, simpatia?).

6. [Brasil] [Brasil] Acto ou prática rituais que, por superstição, se faz para conseguir aquilo que se deseja (ex.: as simpatias para o amor são as mais procuradas).

Confrontar: simpatria.

Auxiliares de tradução

Traduzir "simpatias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.