PT
BR
Pesquisar
Definições



sesquilíngue

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sesquilínguesesquilíngüesesquilíngue
|güe| |güe|
( ses·qui·lín·gue

ses·qui·lín·güe

ses·qui·lín·gue

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

[Linguística] [Lingüística] [Linguística] Que ou quem domina duas línguas, mas em que um dos interlocutores se exprime na sua língua, geralmente língua materna, apesar de perceber bem a língua do outro ou outros. = SESQUILINGUE, SESQUILINGUISTA

etimologiaOrigem etimológica:sesqui- + -língue.
Nota: Grafia mais usada no português do Brasil.
grafiaGrafia no Brasil:sesquilíngüe.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sesquilíngue.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sesquilíngüe.
grafiaGrafia em Portugal:sesquilíngue.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Gostaria de saber se a palavra "prosperação" existe no Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira atual.
A palavra prosperação não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, mas tem entrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Ainda que essa palavra não tivesse registo em obras lexicográficas, o seu uso não poderia ser condenado, uma vez que se encontra bem formada a partir da aposição do sufixo -ção ao verbo prosperar, seguindo o paradigma de formação de tantas outras palavras na língua portuguesa.