Significado de serpear-se-lhas

    A forma serpear-se-lhaspode ser [infinitivo de serpearserpear], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de serpearserpear], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de serpearserpear], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de serpearserpear] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de serpearserpear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    serpearserpear
    ( ser·pe·ar

    ser·pe·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Andar de rastos, como a serpente.

    2. Mover-se sinuosamente. = ZIGUEZAGUEAR

    3. Ondular.

    = SinónimoSinônimo geral: SERPEJAR, SERPENTAR, SERPENTEAR

    etimologiaOrigem:serpe + -ear.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "serpear-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coleado | adj.

    Sinuoso; que serpeia....


    busca-pé | n. m.

    Peça de fogo-de-artifício que gira e serpeia pelo chão....


    colear | v. intr. e pron. | v. pron. | V. tr.

    Mover o colo a um e outro lado....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "serpear-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?