PT
BR
Pesquisar
Definições



sefardim

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sefardimsefardim
( se·far·dim

se·far·dim

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo aos sefardins, judeus de Portugal e de Espanha na Idade Média ou os membros da comunidade judaica que usam os ritos e costumes dos judeus imigrados da Península Ibérica, espalhados por várias partes do mundo.

2. [Religião] [Religião] Diz-se do rito em uso nas sinagogas fundadas por judeus imigrados de Portugal e Espanha.


nome de dois géneros

3. Judeu pertencente a uma comunidade ibérica, descendente de judeus ibéricos ou que usa os ritos e costumes dos judeus imigrados da Península Ibérica.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SEFARDI, SEFARDITA

etimologiaOrigem etimológica:hebraico sepharadhim, designação dada aos naturais de Sepharad, topónimo identificado com a Península Ibérica.

sefardimsefardim

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.