Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
saturnosaturno | s. m. | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sa·tur·no sa·tur·no
(latim Saturnus, -i, mitónimo [deus romano do tempo e da agricultura])
substantivo masculino

1. [Astronomia]   [Astronomia]  Planeta do sistema solar situado no outro lado de Júpiter (9,4 vezes o diâmetro equatorial da Terra; 95,2 vezes a sua massa). [Como Júpiter, é formado principalmente por hidrogénio e hélio. É circundado por um vasto sistema de anéis formados por uma multidão de blocos de gelo misturado com poeiras, fragmentos minerais, etc. Conhecem-se-lhe mais de 20 satélites.] (Com inicial maiúscula.)

2. [Mitologia]   [Mitologia]  Antiquíssima divindade itálica, assimilada ao Cronos dos gregos. (Expulso do céu por Júpiter, Saturno refugiou-se no Lácio, onde fez florescer a idade de ouro.) [Com inicial maiúscula.]

3. Designação antiga do chumbo.

4. O tempo.

5. Tempo quente e abafado.

6. [Popular]   [Popular]  Grande calor sem aragem.

adjectivo
adjetivo

7. Saturnal, orgíaco.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




Agradecia que me tirassem a seguinte dúvida, sobre o termo certo a aplicar na expressão abaixo indicada: no que concerne a ou no que concerne os.
O verbo concernir constrói-se com a preposição a ou suas contracções (A situação pode concernir a alguns accionistas, A situação pode concernir aos/às accionistas). A expressão em relação à qual tem dúvidas inclui uma flexão (concerne) desse verbo, pelo que a forma correcta é no que concerne a, com o sentido de “no que diz respeito a”, como atesta o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
pub

Palavra do dia

lau·do lau·do
(latim laudo, primeira pessoa do presente do indicativo do verbo laudare, louvar, elogiar, exaltar, nomear, citar)
substantivo masculino

1. Texto ou documento com um parecer técnico (ex.: laudo médico; laudo pericial; laudo técnico).

2. [Antigo]   [Antigo]   [Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Opinião do louvado ou do árbitro em relação a um caso que está a ser arbitrado (ex.: laudo arbitral).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/saturno [consultado em 18-09-2019]