PT
BR
Pesquisar
Definições



saturno

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saturnosaturno
( sa·tur·no

sa·tur·no

)


nome masculino

1. [Astronomia] [Astronomia] Planeta do sistema solar cuja órbita se situa entre as de Júpiter e Urano. [9,4 vezes o diâmetro equatorial da Terra; 95,2 vezes a sua massa. Como Júpiter, é formado principalmente por hidrogénio e hélio. É circundado por um vasto sistema de anéis formados por uma multidão de blocos de gelo misturado com poeiras, fragmentos minerais, etc. Conhecem-se-lhe mais de 20 satélites.] (Com inicial maiúscula.)

2. [Vestuário] [Vestuário] Chapéu redondo de aba larga.

3. [Química] [Química] Designação antiga do chumbo.

4. [Mitologia] [Mitologia] Antiquíssima divindade itálica, equivalente ao Cronos dos gregos. (Expulso do céu por Júpiter, Saturno refugiou-se no Lácio, onde fez florescer a idade de ouro.) [Com inicial maiúscula.]

5. O tempo.

6. [Informal] [Informal] Tempo quente e abafado; grande calor sem aragem.


adjectivoadjetivo

8. Relativo ao planeta Saturno (ex.: lua saturna). = SATURNAL

9. Relativo a orgia. = SATURNAL, ORGÍACO

etimologiaOrigem etimológica:latim Saturnus, -i, mitónimo [deus romano do tempo e da agricultura].

saturnosaturno

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).