PT
BR
Pesquisar
Definições



samouco

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
samoucosamouco
( sa·mou·co

sa·mou·co

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta miricácea (Myrica faya) macaronésia, encontrada também em algumas zonas litorais da Península Ibérica.


nome masculino

1. Crosta que vem agarrada à pedra quando é retirada da pedreira.

2. [Botânica] [Botânica] Planta miricácea (Myrica faya) macaronésia, encontrada também em algumas zonas litorais da Península Ibérica.Imagem = FAIA-DAS-ILHAS, FAIA-DA-TERRA

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.