Significado de salgarem-no-la

    A forma salgarem-no-lapode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de salgarsalgar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de salgarsalgar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    salgarsalgar
    ( sal·gar

    sal·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Temperar com sal (ex.: já temperei e salguei o peixe).DESSALAR, DESSALGAR

    2. Pôr demasiado sal (ex.: acho que salguei o arroz).DESSALAR, DESSALGAR

    3. Pôr sal sobre carnes cruas ou outros alimentos, para os conservar. = ENSALMOURAR, SALMOURAR

    4. [Antigo] [Antigo] Espalhar sal em terreno onde se cometeu crime de profanação, para que fique estéril.

    5. [Ocultismo] [Ocultismo] Fazer feitiço, espalhando sal à porta de alguém.

    6. Tornar mais intenso ou mais engraçado (ex.: ele gosta de salgar as conversas).

    7. [Informal] [Informal] Fazer subir o preço ou o valor de algo (ex.: a seca vai salgar a conta da água; salgar os preços).

    etimologiaOrigem:latim vulgar *sallicare, do latim sallo, -ere, salgar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "salgarem-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    halófilo | adj.

    Que cresce ou se dá bem nos terrenos salgados....


    salpreso | adj.

    Que se salgou levemente....


    salso | adj.

    Salgado (ex.: salso bolo; salso mar)....


    diádromo | adj.

    Que tem nervuras que divergem a partir da base e que depois se bifurcam repetidamente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "salgarem-no-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      No Dicionário da Língua Portuguesa On-line não se encontra a palavra Oceânia, mas o corrector ortográfico do FLiP aceita-a. Tenho ainda uma dúvida sobre a acentuação desta palavra. Se Oceânia é escrito com acento circunflexo no primeiro A, então trata-se de uma palavra esdrúxula (vocábulo proparoxítono). No entanto, em linguagem oral usa-se como palavra grave: Oceania. É mais um caso de mera diferença entre oralidade e escrita?