PT
BR
Pesquisar
Definições



roufenhas

A forma roufenhaspode ser [feminino plural de roufenhoroufenho] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de roufenharroufenhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
roufenharroufenhar
( rou·fe·nhar

rou·fe·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Ter voz roufenha.

roufenhoroufenho
|â| ou |ê| |ê|
( rou·fe·nho

rou·fe·nho

)


adjectivoadjetivo

1. Que fala pelo nariz ou que tem um tom anasalado (ex.: voz roufenha). = FANHOSO

2. Que soa de forma áspera e cava (ex.: som roufenho).

etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.