Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

romanche

romancheromanche | adj. 2 g. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ro·man·che ro·man·che


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Diz-se de alguns dialectos que são vernáculos da Suíça.

nome masculino

2. Dialecto dos Grisões. = GRISÃO

3. Rético.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

https://www.youtube.com/watch?v=KKGjdIhE6a8Uma língua latina a desaparecer, quase ignorada, que tem várias palavras curiosamente semelhantes, às vezes praticamente iguais, às do Português: «nov», «viv», «trest», «ureglia» (a pronúncia é quase a mesma que a de «orelha»), «barba», «feglia» (a pronúncia é quase «filha»), «…

Em GLADIUS

...(Não mencionando as divisões linguísticas: há quatro línguas oficiais, das quais uma – o romanche – é pouco utilizada..

Em Don Vivo

Romanche : Tuots umans naschan libers ed eguals in dignità e drets..

Em Dona-Redonda

romanche ) vendeu-me um Rahmchäs, um queijo de textura incrivelmente macia e sabor intenso..

Em conversasamesa.blogs.sapo.pt

...mas onde coexistem 4 línguas oficiais (o Alemão, o Francês, o Italiano e o Romanche ) e que sempre nos habituamos a associar a chocolates, relógios e bancos… É...

Em CHAVES
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/romanche [consultado em 25-06-2022]