PT
BR
Pesquisar
Definições



rodeeis

A forma rodeeisé [segunda pessoa plural do presente do conjuntivo de rodearrodear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rodearrodear
( ro·de·ar

ro·de·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Andar em roda de.

2. Circundar.

3. Envolver.

4. Abraçar; cingir.

5. Ornar em círculo, coroar, engrinaldar.

6. Abranger.


verbo transitivo e intransitivo

7. [Figurado] [Figurado] Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios. = TERGIVERSAR


verbo pronominal

8. Ter determinadas pessoas como companhia; fazer-se acompanhar. = CERCAR-SE, CIRCUNDAR-SE

etimologiaOrigem etimológica: roda + -ear.
rodeeisrodeeis

Auxiliares de tradução

Traduzir "rodeeis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.