PT
BR
Pesquisar
Definições



rococó

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rococórococó
|ò...ò| |ò...ò|
( ro·co·có

ro·co·có

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. [Galicismo] [Galicismo] Sobrecarregado.

2. Que tem muitos adornos (diz-se principalmente em termos de arquitectura e de pintura).

3. De mau gosto, mas profusamente ornado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rococó" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.



Qual é o certo: obrigado por seus 75 anos ou obrigado pelos seus 75 anos?
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista sintáctico. Apenas se diferenciam pela existência do artigo definido masculino o (neste caso, contraído com a preposição por), cujo uso antes de pronomes ou determinantes possessivos, como seu, teu, meu ou nosso, é mais frequente no português de Portugal do que no português do Brasil.