PT
BR
Pesquisar
Definições



revolca

A forma revolcapode ser [segunda pessoa e terceira pessoa singular do presente do imperativo e do indicativo de revolcarrevolcar] ou [segunda pessoa e terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo e do imperativo de revolcarrevolcar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revolcarrevolcar
( re·vol·car

re·vol·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

O mesmo que rebolcar.

etimologiaOrigem etimológica:latim vulgar *revolvicare, do latim revolvo, -ere, rolar para trás, enrolar, desenrolar, recordar.

revolcarevolca

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.