PT
BR
Pesquisar
Definições



ressonância

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ressonânciaressonância
( res·so·nân·ci·a

res·so·nân·ci·a

)


nome feminino

1. Propriedade de aumentar a duração ou a intensidade do som.

2. Eco, reflexo, repercussão.

3. Maneira como um corpo transmite as ondas sonoras.

4. Produção de um movimento oscilatório por impulsões repetidas de frequência conveniente.

5. [Medicina] [Medicina] Ruído especial que se distingue quando se ausculta uma pessoa que fala.


ressonância eléctrica

Fenómeno em que um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência iguais a uma frequência natural de vibração.

ressonância magnética nuclear

Técnica utilizada nomeadamente em imagiologia médica (imagiologia por ressonância magnética, sigla: IRM), que assenta no estudo da ressonância nuclear observada quando se aplica uma determinada frequência de radiação electromagnética e uma intensidade de campo magnético (sigla: RMN).

[Química] [Química]  Fenómeno apresentado por compostos que reagem como se possuíssem várias estruturas atómicas devido a uma variação da repartição dos electrões de ligação.

ressonância nuclear

Fenómeno de ressonância no interior do núcleo, devido às transições entre níveis de energia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ressonância" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostaria de saber se a palavra "prosperação" existe no Dicionário da Língua Portuguesa Brasileira atual.
A palavra prosperação não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, mas tem entrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Ainda que essa palavra não tivesse registo em obras lexicográficas, o seu uso não poderia ser condenado, uma vez que se encontra bem formada a partir da aposição do sufixo -ção ao verbo prosperar, seguindo o paradigma de formação de tantas outras palavras na língua portuguesa.