PT
BR
    Definições



    ressonância

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ressonânciaressonância
    ( res·so·nân·ci·a

    res·so·nân·ci·a

    )


    nome feminino

    1. Propriedade de aumentar a duração ou a intensidade do som.

    2. Eco, reflexo, repercussão.

    3. Maneira como um corpo transmite as ondas sonoras.

    4. Produção de um movimento oscilatório por impulsões repetidas de frequência conveniente.

    5. [Medicina] [Medicina] Ruído especial que se distingue quando se ausculta uma pessoa que fala.


    ressonância eléctrica

    Fenómeno em que um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência iguais a uma frequência natural de vibração.

    ressonância magnética nuclear

    Técnica utilizada nomeadamente em imagiologia médica (imagiologia por ressonância magnética, sigla: IRM), que assenta no estudo da ressonância nuclear observada quando se aplica uma determinada frequência de radiação electromagnética e uma intensidade de campo magnético (sigla: RMN).

    [Química] [Química]  Fenómeno apresentado por compostos que reagem como se possuíssem várias estruturas atómicas devido a uma variação da repartição dos electrões de ligação.

    ressonância nuclear

    Fenómeno de ressonância no interior do núcleo, devido às transições entre níveis de energia.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de ressonânciaSignificado de ressonância

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "ressonância" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.


    A frase Não foi fácil a cessão da parte contrária deste acordo está correcta?